segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TEATRO DE FANTOCHES: LIVRO DO PAIC: UM CERTO JOÃO

-->
TEATRO DE FANTOCHES: UM CERTO JOÃO – LIVRO DO PAIC
TEXTO: CLÁUDIA SANTOS
ILUSTRAÇÕES: JULIANA CHAGAS
ANA: OI GENTE TUDO BEM?QUEM ESTÁ FELIZ DIZ BOM DIA!

ANA: EI GENTE, VOCÊS SABIAM QUE EU TENHO UM MONTE DE BRINQUEDOS. É MUITO MESMO. TUDO MEU. EU NÃO TENHO IRMÃO AI É TUDO MEU.

ENTRA A MÃE NA CENA...

MÃE: ANA, ANA. ONDE VOCÊ ESTÁ

ANA: ESTOU AQUI MAMÃE.

MÃE: ANA QUERO CONVERSAR COM VOCÊ. VOCÊ IRÁ DIVIDAR TODAS AS SUAS COISAS COM ALGUÉM QUE IRÁ CHEGAR A NOSSA CASA E IRÁ MORAR CONOSCO, DISSE A MÃE DE ANA.

ANA: QUEM IRÁ MORAR AQUI, MAMÃE? SERÁ A VOVÓ? A TIA LILI?

MÃE: NÃO FILHA, NÃO SERÁ NENHUMA DELAS. VOCẼ IRÁ GANHAR UM IRMÃO.

ANA: UM IRMÃO? AH MEU DEUS! VOU TER QUE DIVIDIR MEUS BRINQUEDOS, O CARINHO E A ATENÇÃO DO PAPAI E DA MAMÃE. NÃO POSSO DIVIDIR MEU ṔAI E MINHA MÃE COM NINGUÉM. ELES SÃO SÓ MEUS. ( FAZ CENA DE CHORO)

MÃE: FILHA, VOCÊ TERÁ COM QUEM CONVERSAR, BRINCAR. A MAMÃE VAI DEIXAR VOCÊ PEGAR NO BEBÊ E DAR CHUPETA. BEM FILHA, VOU FAZER O ALMOÇO DEPOIS CONVERSAMOS. MAS FIQUE PENSANDO NO QUE TE DISSE.

ANA: TÁ BOM MAMÃE! IRMÃO, IRMÃO, TUDO IRMÃO. TODA PRINCESA QUE CONHEÇO NÃO TEM IRMÃO. POR EXEMPLO A RAPUNZEL, TEM IRMÃO? NÃO TEM IRMÃO. A BRANCA DE NEVE TEM IRMÃO? NÃO TEM IRMÃO. A CINDERELA TEM IRMÃO? NÃO TEM IRMÃO. E EU QUE SOU A PRINCESA DA MAMÃE, PORQUE VOU TER UM IRMÃO?

MÃE RETORNA A CENA...

MÃE: FILHA, FILHA E AÍ PENSOU BASTANTE.

ANA: PENSEI MAMÃE E TODAS AS PRINCESAS QUE CONHEÇO COMO A RAPUNZEL, A BRANCA DE NEVE E A CINDERELA NÃO TEM IRMÃO.

MÃE: E OS TRÊS PORQUINHOS, ANINHA? SE OS DOIS PORQUINHOS MAIS NOVOS NÃO TIVESSEM UM IRMÃO, O LOBO TERIA DEVORADO-OS. E OS TRÊS CARNEIROS? O QUE SERIA DOS DOIS MENORES SE NÃO TIVESSEM UM IRMÃO MAIOR? TER IRMÃOS É MUITO BOM. A MAMÃE TEM TRÊS IRMÃOS SABIA? A TIA LILIA, O TIO NECO, E A TIA JOANA. TODOS NÓS NOS AMAMOS MUITO.

ANA: TÁ MÁE, TÁ BOM, VOU PENSAR EM TUDO QUE A SRA. ME DISSE.

A MÃE SAI DE CENA.....

ANA: SABE COLEGUINHAS EU ADORO OUVIR HISTORINHAS. VOCÊS GOSTAM? E SEMPRE QUE MINHA MÃE CONTA A HISTÓRIA EU GOSTO DE SER O PERSONAGEM. JÁ PENSOU NA HISTÓRIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO SE ELA TIVESSE UM IRMÃO COMO SERIA?

ANA: VAMOS IMAGINAR JUNTOS CRIANÇAS? ATÉ JÁ....

COMEÇA A HISTÓRIA COM OS PERSONAGENS DA CHAPEUZINHO VERMELHO.

MAMÃE: CHAPEUZINHO, CHAPEUZINHO.

CHAPEU: OI MAMÃE, O QUE A SRA DESEJA.

MAMÃE: ONDE ESTÁ SEU IRMÃO?

CHAPEU: JOÃO, JOÃO, MAMÃE ESTÁ TE CHAMANDO.

JOÃO: OI MAMÃE O QUE A SRA DESEJA?

MÃE: QUERO QUE VC E SUA IRMÁ VÁ ATÉ A CASA DA VOVÓ DEIXAR ESTÁ CESTA DE DOCINHOS POIS ELA ESTÁ DOENTE E PRECISA ALIMENTAR-SE.

JOÃO: SIM SENHORA PODE DEIXAR QUE PROTEJO A CHAPEUZINHO, CASO O LOBO APAREÇA.

CHAPEU: AGORA PRONTO, VOU TER QUE ANDAR COM ESSE MENINO TODO TEMPO É?

MÃE: VÃO CRIANÇAS E CUIDADO COM O LOBO MAL DA FLORESTA.

CHAPEU: TCHAU MAMÃE!

SAI A MÃE DE CENA

CHAPEU: PELA ESTRADA FORA EU VOU BEM SOZINHA... OPS! SOZINHA NÃO COM UM IRMÃO DO LADO.

JOÃO: CALMA CHAPEUZINHO. VAMUS CANTAR ASSIM: PELA ESTRADA FORA NÓS VAMOS BEM UNIDOS, LEVANDO ESSES DOCES PARA VOVOZINHA, ELA MORA LONGE E O CAMINHO É DESERTO E O LOBO MAL PASSOU AQUI POR PERTO.

LOBO MAL APARECE...

LOBO MAL: OI CRIANÇAS, PARA ONDE VOCẼS ESTÁ INDO?

CHAPEU: PARA A CASA DA VOVÓ, LEVAR ESSES DOCINHOS.

LOBO MAL: HAN! QUE GOSTOSO!

JOÃO: EPA, EPA, EPA. PODE JÁ PARAR SEU LOBO, POIS O FINAL DESSA HISTÓRIA EU JÁ CONHEÇO. VOCÊ ENGANA A CHAPEUZINHO, COME A VOVÓ E TENTA COMER A CHAPEUZINHO, AI VEM O CAÇADOR E SALVA TODO MUNDO. MAS ANTES QUE ISSO ACONTEÇA VOU TE DÁ UMA RASTEIRA AGORA, POIS LUTO CAPOEIRA.

LOBO MAL: NÃO JOÃO, NÃO...SOCORRO! (SAI CORRENDO)

JOÃO: HÁ, RAH, RAH(RISADAS)... TÁ VENDO CHAPEUZINHO O LOBO CORREU COM MEDO.

CHAPEU: JOÃO SEU SEM GRAÇA. TÁ VENDO O QUE DÁ COLOCAR IRMÃO NA HISTÓRIA. PERDEU A GRAÇA. NEM TENHO VONTADE DE IR ATÉ O FINAL.

JOÃO: ORA CHAPEUZINHO, EU SOU DEMAIS, SALVEI A SUA VIDA E A DA VOVÓ.

CHAPEU: AH JOÃO ME DEIXA. TCHAU VIU VOU EMBORA!

JOÃO: ME ESPERA CHAPEUZINHO, MAMÃE DISSE QUE NÃO ERA PARA DESGRUDAR DO SEU PÉ. (SAI DA CENA)

CHAPEU: LARGA MEU PÉ SEU CARRAPATO, QUE VOU EMBORA. (SAI DA CENA)

RETORNA A CENA DA MÃE E FILHA...

ANA: AI GENTE, COMO FOI BOM SONHAR, VOCÊS IMAGINARAM COMIGO? SE EU TIVER UM IRMÃO? VAI VIVER NO MEU PÉ... MAS ELE FOI TÃO BONITINHO ME PROTEGENDO DO LOBO MAL. POXA GENTE ELE ME SALVOU. POXA TÔ COMEÇANDO A PERCEBER QUE DEVE SER LEGAL TER UM IRMÃO. A GENTE PODE BRINCAR DE CASINHA, DE HISTÓRIA, PODEMOS IR A ESCOLA JUNTOS... É...

ENTRA A MÃE NA CENA.

MÃE: ANA, ANINHA, VOCÊ ESTÁ AÍ?

ANA: OI MÃE, ESTOU. MÃE EU POSSO ESCOLHER O NOME DO MEU IRMÃO?

MÃE: CLARO FILHA. PODE SIM. QUAL O NOME QUE VOCÊ ESCOLHEU?

ANA: JOÃO. IGUAL AO JOÃO DO PÉ DE FEIJÃO, POIS EU ADORO ESSA HISTÓRIA.

MÃE: QUE BOM ANINHA QUE VOCÊ ACEITOU A IDEIA, NÓS SEMPRE IREMOS TE AMAR, E VOCÊ IRÁ AMAR SEU IRMÃOZINHO TAMBÉM.

ANA: MÃE QUANDO ELE NASCER, VOU CONTAR UM MONTE DE HISTÓRIA PRA ELE, INCLUSIVE A DO JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO.

MÃE: TÁ BOM FILHA, AGORA VAMUS DORMIR E SONHA, POIS O DIA FOI BASTANTE PUXADO.
 
ANA: TÁ BOM MAMÃE VAMUS! TCHAU CRIANÇAS E FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
 
 
 
 

sábado, 6 de outubro de 2012

Branca de Neve e os sete anões

Branca de Neve e os Sete Anões

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Estudar as personagens da história: Branca de Neve, os sete anões (Dunga, Mestre, Zangado, Dengoso, Feliz, Atchin e Soneca), a Madrasta/Bruxa, o Príncipe compreendendo suas características físicas e emocionais e a sua representatividade na historia.
• Trabalhar os conceitos de amizade (entre Branca de Neve e os sete anões), a beleza, a inveja e a vaidade, bem como a representatividade desses conceitos na vida dos alunos.
• Confrontar realidade e fantasia.
• Ampliar o vocabulário.
• Desenvolver a formação de hábitos e atitudes morais e éticas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno irá desenvolver o gosto pela leitura através de atividades variadas que possibilitem a construção do conhecimento, a criatividade, bem como, a conscientização de valores abordados nas histórias infantis que são indispensáveis para o bom convívio em grupo.
Estratégias e recursos da aula
Atividades propostas para a realização do trabalho:
1. Conto da história com dramatização feita pelas professoras.
• História utilizando diferentes objetos para representar os personagens: capa vermelha para Branca de Neve, espelho para Madrasta, chapéu azul para os anões, cavalo de madeira para o príncipe e a maçã.

2. Conversar na rodinha sobre os personagens da historinha:
• Quem são?
• Onde vivem?
• Quais características das personagens?
• Do que elas gostam e do que elas não gostam?
• Qual a representatividade de cada personagem na vida dos alunos?

3. Registro da história feito pelas crianças através de desenhos e escrita espontânea.

4. Exploração dos personagens, nomes e respectivas características. A criança deverá escolher um personagem para se caracterizar, aproveitando esse momento para realizar trabalhos de artes (colagem, pintura, recorte, sucata). Sugestão: Desenhar o personagem escolhido e fazer a montar a roupa com recortes de revistas. 
5. Brincadeira: “Espelho, espelho meu”
Dentro da caixa surpresa tem um espelho. Na vez de cada criança abrir a caixa para descobrir o que tem lá dentro.
Questionamnetos da professora : O que tem dentro da caixa? As crianças poderão dizer: “Eu”, “Um espelho”, ou dizer o seu próprio nome.

6. Bate - papo informal  sobre as características das personagens (fazendo um paralelo com a realidade).

7. Confecção da maçã envenenada (com argila ou massa de modelar).

8. Culinária: TORTA DE MAÇÃ. Cada criança deverá levar uma receita escrita pela mãe. Escolher através de votação a receita que irá ser colocada em prática. Fazer um estudo da receita, trabalhando com os números e com os rótulos dos produtos. Aproveitar esse momento e trabalhar a cor da maçã e a letra inicial.
Recursos Complementares
• Tesoura;
• Cola;
• Revistas;
• Argila ou massa de modelar;
• Tinta.
Avaliação
• Através da observação do professor, em relação às atividades e registros desenvolvidos diariamente durante as aulas e também de acordo com a empolgação e a curiosidade da turma.



IMAGENS DOS SETE ANÕES PARA PINTAR


ATCHIN

DENGOSO

DUNGA
FELIZ
MESTRE
SONECA
ZANGADO
E todos juntos e misturados!


Atividades da Branca de Neve e os Sete Anões...