sábado, 6 de outubro de 2012

Branca de Neve e os sete anões

Branca de Neve e os Sete Anões

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Estudar as personagens da história: Branca de Neve, os sete anões (Dunga, Mestre, Zangado, Dengoso, Feliz, Atchin e Soneca), a Madrasta/Bruxa, o Príncipe compreendendo suas características físicas e emocionais e a sua representatividade na historia.
• Trabalhar os conceitos de amizade (entre Branca de Neve e os sete anões), a beleza, a inveja e a vaidade, bem como a representatividade desses conceitos na vida dos alunos.
• Confrontar realidade e fantasia.
• Ampliar o vocabulário.
• Desenvolver a formação de hábitos e atitudes morais e éticas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno irá desenvolver o gosto pela leitura através de atividades variadas que possibilitem a construção do conhecimento, a criatividade, bem como, a conscientização de valores abordados nas histórias infantis que são indispensáveis para o bom convívio em grupo.
Estratégias e recursos da aula
Atividades propostas para a realização do trabalho:
1. Conto da história com dramatização feita pelas professoras.
• História utilizando diferentes objetos para representar os personagens: capa vermelha para Branca de Neve, espelho para Madrasta, chapéu azul para os anões, cavalo de madeira para o príncipe e a maçã.

2. Conversar na rodinha sobre os personagens da historinha:
• Quem são?
• Onde vivem?
• Quais características das personagens?
• Do que elas gostam e do que elas não gostam?
• Qual a representatividade de cada personagem na vida dos alunos?

3. Registro da história feito pelas crianças através de desenhos e escrita espontânea.

4. Exploração dos personagens, nomes e respectivas características. A criança deverá escolher um personagem para se caracterizar, aproveitando esse momento para realizar trabalhos de artes (colagem, pintura, recorte, sucata). Sugestão: Desenhar o personagem escolhido e fazer a montar a roupa com recortes de revistas. 
5. Brincadeira: “Espelho, espelho meu”
Dentro da caixa surpresa tem um espelho. Na vez de cada criança abrir a caixa para descobrir o que tem lá dentro.
Questionamnetos da professora : O que tem dentro da caixa? As crianças poderão dizer: “Eu”, “Um espelho”, ou dizer o seu próprio nome.

6. Bate - papo informal  sobre as características das personagens (fazendo um paralelo com a realidade).

7. Confecção da maçã envenenada (com argila ou massa de modelar).

8. Culinária: TORTA DE MAÇÃ. Cada criança deverá levar uma receita escrita pela mãe. Escolher através de votação a receita que irá ser colocada em prática. Fazer um estudo da receita, trabalhando com os números e com os rótulos dos produtos. Aproveitar esse momento e trabalhar a cor da maçã e a letra inicial.
Recursos Complementares
• Tesoura;
• Cola;
• Revistas;
• Argila ou massa de modelar;
• Tinta.
Avaliação
• Através da observação do professor, em relação às atividades e registros desenvolvidos diariamente durante as aulas e também de acordo com a empolgação e a curiosidade da turma.



IMAGENS DOS SETE ANÕES PARA PINTAR


ATCHIN

DENGOSO

DUNGA
FELIZ
MESTRE
SONECA
ZANGADO
E todos juntos e misturados!


Atividades da Branca de Neve e os Sete Anões...